domingo, 6 de junho de 2010

Cancro da Mama

O que é a mama?

A mama é um conjunto de três tipos de tecido: o tecido adiposo (gordura), tecidos conectivos e glândulas mamárias (lóbulos), que produzem o leite que é conduzido através de ductos aos mamilos.
Os homens também possuem glândulas mamárias e mamilos, mas não há produção de leite devido à falta da hormona feminina estrogénio. Tanto nos homens como nas mulheres há uma grande concentração de nervos e vasos sanguíneos nos mamilos.
Estrutura da mama:

1. Caixa toráxica;
2. Músculo peitoral;
3. Lóbulos;
5. Aréola;
6. Ductos;
7. Tecido adiposo;
8. Pele.


O que é o cancro da mama?

O cancro da mama é, portanto, um processo oncológico que se desenvolve nas células do tecido mamário. As células sãs das glândulas mamárias transformam-se em tumorais, proliferando-se descontroladamente até constituírem um tumor. É mais frequente nas mulheres, mas também pode atingir os homens.

Tipos de Cancro da Mama

O cancro da mama pode afectar um ou ambos os seios. Existem vários tipos consoante a sua localização:

Carcinoma ductal in situ – é o tumor da mama não evasivo mais frequente. Praticamente todas as mulheres podem ser curadas;
Carcinoma lobular in situ – não é considerado um verdadeiro cancro mas, segundo muitos especialistas, mulheres com esta neoplasia têm um maior risco de desenvolver cancro da mama;
Carcinoma ductal invasor – Tem origem nos ductos e invade os tecidos vizinhos. É o tipo de cancro mais frequente (cerca de 80%);
Carcinoma lobular invasor – Tem origem nas unidades produtoras de leite, ou seja, nos lóbulos. Pode disseminar-se para outras partes do corpo. Cerca de 10% dos cancros da mama invasores são carcinomas lobulares.

Factores de risco

- Idade;
- Género;
- Menarca precoce e menopausa tardia;
- Gravidez;
- Predisposição genética;
- Ter diagnosticado alguma mastopatia (doença da mama) de risco;
- Radioterapia;
- Factores ambientais;
- Predisposição hormonal.
Sintomas

- Qualquer alteração na mama ou no mamilo no que respeita à cor, tamanho e posicionamento;
- Aparecimento de nódulo;
- Endurecimento na mama ou na axila;
- Qualquer escorrência mamilar, com ou sem sangue;
- Retracção da pele da mama ou do mamilo ou invaginamento deste.
Cancro da Mama no Homem

Os homens têm uma pequena quantidade de tecido atrás do mamilo e, embora não seja tão volumoso como o das mulheres, o cancro pode desenvolver-se nesta área.

Diagnóstico

- Auto-exame da mama;
- Exame clínico das mamas;
- Mamografia;
- Ecografia mamária;
- Citologia por punção com agulha fina;
- Biopsia cirúrgica.

Tratamentos

Existem cinco métodos através dos quais é possível tratar o cancro da mama: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e terapia biológica.

Cirurgia:

- Tumorectomia;
- Quadrantectomia;
- Mastectomia;
- Terapia biológica (cancro geral).

Mastectomia:

- Mastectomia radical (clássica): O cirurgião extrai o seio, os músculos peitorais que o sustentam e os gânglios linfáticos;
- Mastectomia subcutânea: Remove-se todo o tecido interno do seio, mas deixa-se o mamilo e tanta pele quanto possível. Insere-se, então, um implante de silicone tendo em vista restaurar a aparência;
- Mastectomia simples: O mesmo procedimento mas no qual se remove, também, o mamilo e pele;
- Mastectomia radical modificada: Hoje em dia é a mais praticada. Permite conservar os músculos peitorais, a fim de facilitar uma posterior reconstrução estética.


Prevenção
Para além dos exames que se fazem de detecção, actualmente surgiu um método cirúrgico que previne o aparecimento de cancro da mama: mastectomia profilática (cirurgia para retirar a mama, antes do desenvolvimento do cancro) é a forma mais eficaz de prevenção para o cancro da mama.





Sem comentários:

Enviar um comentário